HDFF, EPE distinguido nos Prémios de Boas Práticas de Envelhecimento da Região Centro

O Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE foi distinguido com uma menção Honrosa, com o projeto Hospitalização Domiciliária.

O evento decorreu, dia 20 de novembro, em Coimbra e foi promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra, tendo sido admitidas 160 candidaturas agrupadas nas categorias “Conhecimento +”, “Saúde +” e “Vida +”.

O HDFF, EPE foi distinguido entre 43 candidaturas da Categoria “Saúde +”, que contempla «Boas práticas que contribuem para melhorar os cuidados de saúde mais orientados para o idoso» com o projeto da Hospitalização Domiciliária.

A Hospitalização Domiciliária é um modelo de prestação de cuidados de saúde que se assume como uma alternativa ao internamento hospitalar convencional, contemplando os cuidados hospitalares no conforto de casa. Este projeto aposta na melhoria da articulação entre os profissionais de saúde e as instituições, para que as pessoas tenham acesso aos cuidados que necessitam, de forma integrada e ajustada às necessidades.

O Hospital da Figueira da Foz iniciou o projeto em 2017, tendo sido pioneiro na Região Centro, tendo o Programa Nacional, lançado em 2018, permitido criar uma equipa com mais recursos e estender a hospitalização aos domicílios propriamente ditos.