Desenhos da Minha Dor

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) organizou uma exposição sobre a dor em pediatria, que tem percorrido vários hospitais do país e o de Barcelos não é exceção.

Esta exposição intitulada “Desenhos da Minha Dor”, nasceu a partir da ideia inicial de expor os desenhos do concurso “Vou Desenhar a minha Dor”.

Este concurso pretende distinguir trabalhos (desenhos) feitos por crianças hospitalizadas, que revelem as suas perspetivas pessoais da dor, e assim também sensibilizar para a importância de valorizar as queixas dos mais pequenos e de os tratar adequadamente. O concurso destina-se a todas as crianças com idade igual ou inferior a 12 anos que se encontrem hospitalizadas em unidades de saúde nacionais ou que estejam submetidas a tratamentos em hospitais de dia.

A partir da ideia inicial de expor os desenhos do concurso, associou-se um componente educativo / informativo na exposição, para publico em geral e profissionais de saúde, pretendendo-se chamar a atenção para a temática.

A exposição pretende ser educativa sobre o que é a dor e também chamar a atenção do quanto se pode fazer para melhorar a abordagem da dor na criança e que ainda não é feito de forma sistemática, pretende ensinar os pais e cuidadores do que é possível fazer pela dor nas crianças e como podem ajudar e colaborar. Pretende ainda chamar a atenção dos órgãos de direção da necessidade do compromisso institucional que deve existir, para que na prática existam condições para uma correta e completa abordagem da dor na criança e adolescente.

A exposição é composta por 21 painéis (80X200) fazendo uma “viagem” pela dor e abordagem da dor na criança e adolescente:
O que é a dor; que tipos de dor as crianças têm; evolução histórica – marcos importantes a nível internacional e nacional em tudo o que tem sido direcionado para a Dor na Criança; aspectos legais; mitos e factos sobre a dor nas crianças; respostas comportamentais das crianças à dor; avaliação da dor; a dor em situações especificas: pós-cirúrgica, durante procedimentos, durante a vacinação, nos recém –nascidos; intervenções não-farmacológicas (tanto físicas como psicológicas); posicionamentos de conforto; estratégias farmacológicas; a dor crónica em pediatria e como deve ser o acompanhamento ideal destas situações.

A exposição está localizada, no acesso e claustros da Consulta Externa do Hospital Santa Maior desde 10 de julho e até dia 22 de julho.

VISITE-NOS!

 

 

 

66390899_1092614607599213_7252809537864859648_n
66390899_1092614607599213_7252809537864859648_n
« 4 de 5 »