Imunohemoterapia

Adjunto Responsável: Dr. Carlos Oliveira

 

A Imuno-hemoterapia é uma especialidade médica composta por duas grandes áreas, a imunohemotologia e a hemoterapia ou medicina transfusional. A primeira dedica-se ao estudo e diagnóstico de estados imunológicos com fins terapêuticos e a segunda ao tratamento de doenças através da utilização do sangue, seus componentes e derivados.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos.

É de salientar que a prestação de cuidados de saúde com utilização de produtos terapêuticos biológicos de origem humana, depende do carácter generoso, humano, altruísta e gratuito dos dadores de sangue.

 

O início das funções do Serviço de Imunohemoterapia (SIH), do Hospital Santa Maria Maior, E.P.E., Barcelos, remonta para muitos anos atrás. Nessa altura o Serviço dedicava-se essencialmente à colheita de sangue e à medicina transfusional, sendo as principais tarefas a promoção da dádiva de sangue, a preparação de componentes sanguíneos e a realização de testes imunológicos necessários à validação de produtos sanguíneos para transfusão.

Atualmente, o Serviço de Imunohemoterapia subdivide-se em duas áreas de Imunohematologia e Trombose e Hemóstase desenvolvendo a sua atividade nas duas vertentes distintas e complementares – clinica e laboratorial.

Na área de Imunohematologia, assegura a orientação clinica de doentes com alterações nos estudos imunohematológicos, garantir a aplicação racional de componentes sanguíneos aos doentes internados nos serviços médicos e cirúrgicos, serviço de urgência bloco operatório e ainda em ambulatório no Hospital de Dia de Imunohemoterapia, a abordagem de doentes que apresentem reações transfusionais e, clinicamente é responsável pelo assegurar da rastreabilidade transfusional e cumprimento da hemovigilância nacional.

Para além disso, é um serviço de urgência permanente (24 horas por dia) e transversal a toda o Hospital, tendo como principais objetivos, assegurar a gestão rigorosa das existências de componentes sanguíneos e, promover a segurança no processo transfusional garantindo a eficiência dos resultados analíticos imuno-hematológicos.

Na área de Trombose e Hemóstase estão implementados os testes essenciais ao estudo de patologia hemorrágica e trombótica, e ao rasteio de trombofilia, com exceção dos testes genéticos que ainda são realizados no exterior do Hospital. Ainda, nesta área o serviço assegura a orientação clinica para o Hospital de profilaxia e terapêutica antitrombótica, monitoriza a terapêutica anticoagulante, efetua a preparação de doentes com alterações da hemóstase para a realização de procedimentos invasivos e realiza o estudo de doentes com distúrbios de hemóstase. Garante a avaliação de estudos de hemóstase com finalidade pré-operatória, do estudo laboratorial de discrasias sanguíneas e de estados de trombofilia.

No desenvolvimento da sua atividade, o SIH assume:

  • O total respeito e dignidade e direito dos utentes;
  • Atenção permanente às necessidades dos utentes
  • Confidencialidade dos cuidados e serviços prestados;
  • Valorização e reconhecimento do empenho e contributo dos seus profissionais e a sua responsabilização.

 


 Panfleto – Guia de Orientação Hipocoagulação 


 Carteira de Serviços de Imunohemoterapia


 


CONTACTOS 

E-mail: imunodir@hbarcelos.min-saude.pt

Telefone: 253809200   Ext. 6162, 6219

 


LOCALIZAÇÃO

Os Laboratórios de Imunohematologia e Trombose e Hemóstase estão localizados no Edifício Principal (Bloco B), no piso 1, partilhando instalações com o Laboratório da Patologia Clínica.

Tem áreas anexas para a sua atividade uma sala para colheitas, um consultório e um secretariado para a Consulta de Imunohemoterapia, o Hospital de Dia de Imunohemoterapia (análise para controlo de Terapêutica antitrombótica oral e administração de fármacos) no Bloco D, e um outro espaço (Hospital de Dia) localizado no edifício da Consulta Externa (Bloco A, Piso 2), onde se realizam as flebotomias terapêuticas, transfusão de componentes sanguíneos e terapêutica com ferro endovenoso.


 

Sabe o que é a Hipocoagulação?

Esclareça aqui as suas dúvidas: