Bloco Operatório

MISSÃO

O Bloco Operatório efetua intervenções cirúrgicas programadas (convencional e ambulatório). É nossa missão atender às necessidades cirúrgicas do doente, promovendo a sua satisfação, bem como a dos nossos colaboradores.


QUEM SOMOS

RESPONSÁVEL

  • Dr. Eduardo Ferreira

Enfermeiro Chefe: João Rente

Equipa: 6 enfermeiros e 2 assistentes operacionais

Para a realização dos programas cirúrgicos, a equipa é composta por:

  • 2 cirurgiões
  • 1 anestesista
  • 4 enfermeiros destacados especificamente para as funções de instrumentação, apoio à anestesia e circulante
  • 1 assistente operacional

O QUE FAZEMOS

O Bloco Operatório está localizado no piso 1, numa área isolada de circulação geral, com fácil acesso ao Internamento, Esterilização, bem como aos Serviços de Apoio, quer por escada quer pelo elevador.

O funcionamento do Bloco Operatório é organizado, tendo em conta a existência de uma única sala, só para intervenções programadas, enquadradas nas cinco valências cirúrgicas existentes na Instituição (Cirurgia Geral; Ortopedia; Urologia; ORL e Oftalmologia). A cirurgia programada decorre de segunda a sexta-feira entre as 8h00 e as 20h00.

A sala operatória dispõe de equipamento específico, que permitem a realização de procedimentos cirúrgicos nas diferentes valências, sendo a maioria destes realizados em ambulatório.

No fim da cirurgia o doente é levado para o recobro, onde é efetuada a vigilância e monitorização de parâmetros vitais e a administração de terapêutica, essencialmente para controlo da dor pós-operatória, enquanto recupera da anestesia, para posteriormente ser transferido para a enfermaria. O recobro é composto por uma cama monitorizada e que funciona entre as 8h00 e as 20h00 horas, de segunda a sexta-feira.


CONTACTOS